O Sporting é irracional. Tem um processo diferente da razão. Viva o sonho...

terça-feira, 29 de março de 2011

terça-feira, 22 de março de 2011

ARTUR AGOSTINHO


Conheci o Artur há dois anos atrás. Tive a honra de partilhar um " plateau " com ele. O privilégio de conversar com ele, de lhe confessar envergonhadamente o meu Sportinguismo, de o ver a trabalhar, empenhado, sério, humilde numa profissão que ajudou a inventar.

Recordo, com um orgulho incontido, quando me veio dizer na estreia " Olha que vais muito bem. Fazes muito bem isto ". Eu? Artur e de si que direi? Que cresci consigo a salpicar-me a memória e a vontade?

Na voz dele ouvimos tudo.
Aquele golo cantado de canto directo foi tanto do Morais como do Artur.

O Artur gostava muito de mulheres. Assistir a um dos seus galanteios era uma aula catedrática de romance. Gostava muito de lhes atirar piropos e, desconfio, percebeu cedo que as encantava com o perfume da história.

O Artur era do Sporting. Daquele Sporting que andamos a matar há anos, não deste que temos agora. Era ele próprio uma reserva moral e ética do Sportinguismo.

O Artur era mulherengo e do Sporting.
Era dos nossos.

Morreu o Artur e com ele uma certa maneira de ser português.

Uma lágrima e uma vénia.

Até sempre! Fazes parte de nós!

ESPECIAL ÉS TU!


segunda-feira, 21 de março de 2011

Até quando?

Até quando nos vamos arrastar em campo desta maneira? Se bem que houve algum azar à mistura, é por demais incompreensível como é que não conseguimos marcar um golo em 90' em CASA! Julgo que o histórico desta época em casa deve ser o pior de sempre. Sem palavras e sem razão. Parem com este morticínio do bom futebol e do nosso clube. Com a equipa a jogar assim até o Kadafi chegava a presidente se prometesse chicotadas à equipa.

domingo, 20 de março de 2011

Van the Man

Meus amigos, eu estava lá! E não estava sózinho! Para além da companhia do inefável Mr.Acosta, estavam lá mais umas dezenas largas de pessoas. Sem querer entrar em populismos escusados, posso dizer que ver um dos nossos ídolos de infância de perto causou emoção. Não passei a gostar de BdC, mas posso dizer que já vi o seu treinador. Não falou, apresentou. E isso ninguém lhe tira. Se a capacidade de realização se medisse pela campanha, o BdC ia bem na frente. Melhor ou pior apresentou os investidores, vice-presidente para o futebol e treinador. Se vissem a pose do Van... como sempre o tinha imaginado. Altivo, calmo, ponderado. Depois da exibição paupérrima, uma vez mais, a que assistimos pela equipa principal, até pensei que em último caso pode entrar para marcar aqueles golos que lhe conhecemos. Pior que alguns que por lá se arrastam não seria com toda a certeza. É o que precisamos? Quem sabe? Mas impressionou pela positiva.

quinta-feira, 17 de março de 2011

BdC ? Não Obrigado.

Aos “fanáticos” do Bruno de Carvalho:

Quando o Vale e Azevedo se candidatou, e depois ganhou, as eleições nos Lamps tinha exactamente o mesmo tipo de discurso e postura que o BdC. Contra o “status quo”, com promessas de dinheiro, a mesma postura arrogante, as mesmas relações duvidosas e, sobretudo, o mesmo fanatismo dos seus apoiantes, como se fosse um salvador de alguma especie ( quem acredita que um clube como o Sporting é passível e precisa de ser salvo por favor entregue o cartão de sócio ). Falam nas “medidas”, no “projecto”. Como são facilmente enganados …. e depois os russos. Pelo menos a mim incomoda-me que o Sporting se financie com dinheiro sujo, que associe o seu bom nome ( que não pertence ao BdC para o poder usar e conspurcar ) a criminosos, ” ah o dinheiro do benfas e do chelsea vem de onde? ” o Sporting é incomparável com essa merda de bandos de malfeitores.
No Benfas houve sócios a agredir quem se manifestava contra o Vale e Azevedo, no Sporting para lá se caminha.
Não há milagres. O Sporting tem de se reinventar enquanto clube pela sua matriz emocional ( é esse o grande património do Sporting ), tem de se alicerçar naquilo que o torna diferente de todos os outros clubes no mundo. A sua matriz desportiva gigante ( e não reduzi-lo a um mero e ranhoso clube de futebol onde se lava dinheiro ) . Todos se dizem Sportinguistas mas quantos estão dispostos a uma mudança de paradigma ( tendo talvez de abdicar desta ditadura do futebol ) de forma a afirmar o Sporting no mundo pela sua verdadeira dimensão, acima do mesquinho.
O Bruno de Carvalho é um perigoso populista sem escrupulos e sem respeito pela dimensão ética do clube. Não tem dignidade para representar o Sporting ( o “meu” Sporting ).

terça-feira, 15 de março de 2011

Carambsky que tudo nos bate à porta


Realmente só nos faltava esta. Investidores russos. Vermelhos no Sporting? Não obrigado! Enquanto continuarmos a pensar que vem aí um D. Sebastião para nos salvar está tudo mal. Reerguer o Sporting não é de um dia para o outro e não se faz com sede de títulos. Antes com gente séria que não embarca em ilusões e apoio incondicional. Tenham juízo! Alguma vez estes senhores não se fizeram pagar bem?

domingo, 13 de março de 2011

Mais uma jornada de luto


Péssimo! Mau! Muito mau mesmo. Foi com muita sorte que não saímos humilhados do estádio dos Arcos. Que horror! Não fora a desinspiração dos avançados do RA e isto tinha sido ainda pior. É triste assistir aos jogos do Sporting. Só um grande masoquismo justifica que se passem 90 minutos em frente ao televisor a prestar atenção a um paupérrimo jogo por parte do nosso Sporting. Nada! Nem vontade, nem futebol. Sem músculos e sem cabeça. As exibições individuais são para esquecer e o colectivo não existe. A equipa está de rastos animicamente e nota-se muito. A falta de vontade, o arrastar de pés, a ausência de alegria, de vontade de arriscar. Quando o melhor do Sporting foi o guarda-redes está tudo dito. Vai ser difícil levantar esta equipa de forma a não comprometer ainda mais as nossas magras aspirações. Se isto continua vamos assistir este ano, ao vivo e a cores, a um espectáculo fúnebre do mais inominável horror. Por favor poupem-me! Salvem o que resta da nossa honra não permitindo que equipas como o RA, sem ofensa, se permitam brincar connosco como fizeram Sábado à noite. Se não damos rapidamente sinal de mudança, vamos ser bobos de uma festa que não sairá da memória tão cedo. Por favor, falo aos jogadores, respeitem-nos e respeitem-se! Querem bater recordes negativos?! Façam-no às vossas custas e na PS3 que os vossos salários permitiram comprar. Isto é o Sporting!! Se não futebol, queremos guerra (alô Abrantes??) em todos os 90 minutos. Entrega e orgulho. Acho que não é pedir muito.

Estamos fartos de ser um clube de tótós.


http://www.conversasdabola.com/2011/03/abrantes-mendes-entrevista-record.html

Ouçam esta entrevista... Ah grande e zarolho pirata, sonhador inveterado, de sportinguismo em riste de encontro á poesia. Ah! grande Abrantes, a fazer das nossas verdades manifesto de raça. O nosso Sporting. É ouvir senhores, é ouvir e embarcar no sonho......

terça-feira, 8 de março de 2011

Fundo do túnel


Que debate meus caros! Para muita coisa serviram aquelas duas horas em frente à TV. Obrigado SIC Notícias. Acho que nos podemos orgulhar pelo facto de um debate com seis candidatos ter corrido com a lisura e cordialidade que se podia esperar de sportinguistas. Se calhar um bocadinho até demais, mas nestas coisas antes a mais do que a menos. Demos um exemplo de que se pode discutir um assunto tão apaixonante como o Sporting de uma forma elevada e civilizada. Estamos todos de parabéns! Agora ao que interessa:
Godinho Lopes: Horrível! Se não é da continuidade é porque os anteriores presidentes eram incompetentes, mas não eram sinistros, nem tinham o ar de trafulha que este senhor emana. E o I-PAD? Sempre em contacto com quem? Cunha Vaz e Associados? Péssima aquela manobra a tentar menorizar o BC. Ficou-lhe mal. Com este senhor temos mais dívida e nenhuma ideia sobre o clube ou equipa de futebol. Levou com aquela "boca" do Martin O'Neil para não se ficar a rir. Será este o único caminho para a viabilização do Sporting? Diz que foi o responsável pela construção do estádio e da academia. Estará a falar de obras mal concebidas e que ainda andamos a pagar? A não ser que tenha andado a carregar tijolo e armar cimento, não percebo bem qual o seu mérito nesse assunto. A meu ver, para esquecer.
Pedro Baltazar: Eu não quero ser intriguista, mas este senhor tem de fornecer o contacto do seu dealer imediatamente. Eu nem queria acreditar! Pela leitura transversal do seu CV tinha curiosidade em saber o que tinha para propor para o futuro do clube. Em vez disso aparece um "tio" todo descabelado que parecia (juro!) que andava a tomar qualquer coisa. Ele parecia totalmente alheado de muitas das perguntas e sinceramente não inspirou coisa nenhuma. Confiança é que não foi de certeza! Acho que pela soberba não se preparou como deve ser, ou não levou a sério este desafio. Continuo a não acreditar que um empresário de sucesso possa ter uma prestação tão fraca.
Dias Ferreira: Até gostei da prestação deste senhor. Não fora o Futre e até o consideraria sério candidato. Mostrou ter ideias para a equipa de futebol e soube-se desmarcar da "continuidade" e de alguns ataques do Boal. É pena o Futre não lhe deixar espaço de manobra.
Bruno de Carvalho: Sem dúvida o que mais me impressionou. Articulado, calmo, com projecto(?), e sem rabos de palha. Tem ideias definidas para o que quer do clube e não me parece comprometido com nenhuma facção mais obscura do nosso Sporting. Para mim leva dianteira.
Não gostei foi daquela história dos timings. Têm todos imensas cartas na manga, mas só dizem quando quiserem. Vão dar sangue! Duas horas em frente à televisão mereciam mais que o Rykaard. Nem um único nome para alimentar o sonho. Nem um assim mais pequenino. Só gajos para ocupar lugares de gestão e decisão. E um jogardozito para alimenta uma ténue esperança? Não sejam maus com o pessoal. Imperdoável.
Para o fim deixo os dois candidatos de que mais gostei: Abrantes Mendes e Zeferino Boal.
Isto sim, são presidentes como deve ser. Mal prepardos, mas com um sportinguismo poético e irracional. Nem precisam de entrar em grandes detalhes. São quem são e isso basta. O Abrantes Mendes é aquele que tem uma ideia mais aproximada da minha do que é o Sporting. Quando falou das suas memórias de criança, lançou um foguete na minha consciência. Obrigado! Estou farto de passivos e VMOCS e o raio que os parta a todos. Quem ouvir estes gajos a falar pensa que administrar bem uma empresa ou clube é obra para génios de outra dimensão. Quero bola ao domingo à tarde e modalidades próximas geograficamente, antes ou depois do jogo. Tudo o resto são pormenores. Futebol competitivo e modalidades ganhadoras. Vá lá! Competição renhida, emoção à flor da pele, essas coisas giras pá! Sol nas ventas, cerveja fresca, óculos escuros e GOLOS!! O ZB também tem um toque de lírico. Admitam! Com aqueles olhos esbugalhados de mestre escola vive o Sporting como poucos. Lar de 3.ª idade? Cool! Vou já começar a poupar! E soube pôr os outros dois na ordem. Simpático.
Infelizmente a situação não é para lirismos e vou ter de escolher outros candidatos menos poéticos, com menos entusiasmo, mais calculistas.
A solução? Votar em listas diferentes para os orgãos. O presidente é uma coisa, mas os orgãos são outra. Vamos criar um sistema de "checks and balances" finalmente? Eu estou nessa. Vou dividir o mal pelas aldeias e assim procurar uma gestão mais equilibrada, porque mais fiscalizada e assistida. Começo a formar ideias sobre o futuro. Já vejo uma luz ao fundo do túnel.

"Although prepared for martyrdom, I preferred that it be postponed"
Winston Churchill

Diz a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), na alínea a) do artigo 14, "o jornalista deve informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos de opinião". Ele há coisas incríveis não há?

O meu voto!?!? Só sei que Mister Magoo, NÃO!






Ainda não sei em quem vou votar, mas uma coisa é certa no Boal e no Magoo não voto eu....


Uma aliança entre BC e Dias e sem o Futre eu estaria certo no meu voto. Só resta esperar por novidades, ver o desenrolar da novela e decidir quanto tiver que o fazer. Espero que me seja facilitada a minha escolha.

sábado, 5 de março de 2011

Memória de um elefante

Lembram-se dele? Aquela carapinha deixou saudades. Só cá faltava este. Magnífico! Está tudo feito para as eleições do Sporting serem um espectáculo ímpar. Só falta o Professor Bambo e uns artistas de circo.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Uma imagem vale...

Acho esta que esta imagem diz tudo.

O peso que Couveiro acarreta ao dar o aperto de mão ao forcado está bem presente.

O palmarés do José Couveiro é sabido, e nessa função ele é mesmo bom. Tendo sido um dos poucos a conseguir ser despedido do Porto (não é facil), a fugaz e cinzenta passagem por Alvalade foi apenas mais uma cavadela onde se percebeu o seu talento.
As brilhantes acções de abrir a vala , ao serviço de LFV, no estinto Alverca (RIP) foram as suas primeiras cavadelas e o seu melhor trabalho. Depois foi a Setubal, onde simulou (bem) ser treinador, conseguiu enganar PC e foi para o Porto. O belem consegui trocar o "nosso" Carvalhal pelo Couveiro (depois admiram-se das comparações). Ainda na mesma epoca foi aos S21 cavar mais uma beca e enterrar a qualificação, de seguida fugiu para a Lituania onde cavava num clube e selecção ao mesmo tempo. Depois de ter enterrado mais uns, foi á Turquia treinar um tal de Gaziantepspor andou a dar cavaladelas entre o 13º e o 8º e enchia-se de pitas Shoarmas....Volatou á lituania para enterrar mais uma apuração...e agora de pá em riste pega no nosso Sporting....


Vamos José Couveiro, espero que hoje utilizes essa pá pelo menos no confronto final quando o JJ estiver a bater na nossa equipa.

Eu recuso-me a encher a mão de terra e ajudar o trabalho deste senhor. Quero 26 de Março rápido.

ACORDA SPORTING!!!

Para onde vais Sporting?



Qual o nosso candidato Núcleo Apocalíptico? Acho que devemos começar por organizar mesas redondas de discussão na roulotte do costume. Pode ser que o torpor etílico nos aguce o espírito e traga a clarividência necessária. O problema? O do costume. Para já temos 4 candidatos: Godinho, B.Carvalho, Dias Ferreira e Boal. Sobre Dias Ferreira nada tenho a dizer depois de ter escolhido o Sr. Paulo Futre para integrar a sua lista. Mau demais para ser verdade. Se bem que gosto da sua intransigência e truculência como comentador ao serviço do Sporting, a verdade é que me parece mais parte do problema que da solução. Tem feito parte dos orgãos directivos do Sporting desde há muito anos e se tinha opiniões divergentes, nunca as ouvi ou tive conhecimento delas. Por muita solidariedade institucional que possa existir, os interesses do clube estão primeiro e a demissão é sempre uma opção. Com a entrada do Futre a situação, que já não estava famosa, agravou-se. Os méritos e deméritos desse senhor são sobejamente conhecidos, mas ainda há pouco me enviaram um video em que, não só pedia um título para o Benfica, como falava na 1.ª pessoal do plural em relação ao clube rival. Populista à procura de poiso? Não obrigado!
Quem é o Boal? Ou trabalha com uma péssima agência de comunicação, ou ainda não deu uma única contribuição para estas eleições para além do pseudo meetinggate. Parece que ser recebido em Alvalade é obra para ministro. Aguardaremos as suas propostas.
Bruno Carvalho. Tem um excelente programa, uma comunicação porreira e moderna, fala bem e as propostas vão ao encontro das aspirações da grande maioria dos sportinguistas lúcidos e com saúde. A seu favor tem o facto de nunca ter ocupado cargos em orgãos sociais do clube (reparem que isto hoje em dia é uma vantagem!!!), mas peca por não se saber bem dos seus (de)méritos ou de qualquer outra coisa que possa ter realizado. Parece que é presidente de uma fundação fundada, perdoem a redundância, pelo sogro. Que capacidade de gestão demonstra para ser o homem do leme do Sporting? Ñunca explica muito bem é como é que vai realizar as suas proostas A ver.
Por último temos o Godinho. À cabeça de um grupo de notáveis apresenta aquilo que parece ser uma aposta na continuidade. Ou houve incapacidade de gestão e admitimos que o projecto é bom, ou este senhor devia era ter juízo. Apresenta nomes de peso, faz contas de milhões como quem não quer a coisa, e parece ser um dos responsáveis pelo enorme passivo do clube. O que moverá esta trupe? Glória? Paixão? Alguém me explica por favor?
Como é que os dois principais candidatos apresentam números tão diferentes? Alguém está na mais profunda ignorância. Como é que é?
Aquilo que sei, é que estas serão as mais importantes eleições dos últimos anos e que todos os sócios tem por obrigação estudar bem as propostas apresentadas, e VOTAR!! Não podemos continuar a caucionar estas presidências que tanto têm prejudicado o Sporting. Qual foi a última vez que fomos votar? Alguma vez votaram? Chegou a hora de nos responsabilizarmos pelos destinos do nosso clube. Chega de monarquias que servem sempre os mesmos. Há muitos anos que a grande maioria dos sócios não participa na vida social do clube. Somos nós com o nosso silêncio e omissão os grandes responsáveis pelo actual estado de arte. Por isso digo: Apocalipse NOW!!