O Sporting é irracional. Tem um processo diferente da razão. Viva o sonho...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Os 10 mandamentos do Sporting.

Em 1924, José Salazar Carreira escreveu os ‘10 Mandamentos do Sporting’… que parecem continuar actuais. Atentai caros gremistas na lucidez profética destas palavras. (No próximo jogo duas rodadas são para o José.) :

1.º Ostenta sempre na lapela o emblema do Sporting como afirmação concreta das tuas aspirações desportivas.

2.º Presta ao teu Clube o teu auxílio desportivo sempre que ele to exija. Seja qual for o teu mérito não tens o direito de o regatear.

3.º Quando envergares a camisola verde e branca lembra-te que a colectividade te honra, distinguindo-te como seu representante.
Faz, portanto, quanto possas para merecer a distinção conferida.

4.º Nunca digas mal do que não possas fazer melhor; a crítica é fácil, mas prejudica quando imerecida e perdes o direito moral de falar se não puderes realizar aquilo que amesquinhas.

5.º Lembra-te que Directores são sete e coisas a dirigir mais de mil; exige àqueles o cumprimento do dever, mas moral e
praticamente presta o teu incondicional apoio a quem trabalha para o bem de uma coisa que é tanto tua como sua.

6.º Nunca em público amesquinhes os actos de quem represente o teu Clube; roupa suja lava-se em família e o teu dever é criar em toda a parte, pelas tuas palavras e pelos teus actos, um ambiente favorável ao Sporting, enaltecendo-o.

7.º Cada novo sócio que proponhas é um elo mais que acrescentas à cadeia poderosa do Sporting; quanto mais forem os amigos menos incomodam os inimigos.

8.º Quando o Sporting disputa em campo a vitória, o teu silêncio é um crime; nunca insultes o adversário, mas incita os teus fazendo-lhes sentir o apoio moral da tua presença.

9.º Mesmo nos transes mais dolorosos conserva inabalável a fé nos destinos do Clube. O Sporting não pode retrogradar porque por ele pulsam em todo Portugal alguns milhares de corações.

10.º Quando os homens do Sporting triunfam em qualquer competição dizes sorridente: ‘Ganhámos!’ Pelo teu procedimento justifica a palavra

José Salazar Carreira foi desportista, treinador, dirigente, director do ‘Boletim Sporting’ e Presidente do Sporting Clube
de Portugal. Como praticante, envergou a camisola do Sporting durante 25 anos em diversas modalidades. Por essa
razão, é o único atleta leonino galardoado pelo Clube com a medalha ‘Um quarto de século de actividade atlética’.

2 comentários:

  1. Isto sim é um sportinguista! Orgulho-me de pertencer a um clube onde elevação não é algo que os atletas fazem para criar músculos. Traduz na perfeição o que é ser do Sporting!

    ResponderEliminar