O Sporting é irracional. Tem um processo diferente da razão. Viva o sonho...

terça-feira, 8 de março de 2011

Fundo do túnel


Que debate meus caros! Para muita coisa serviram aquelas duas horas em frente à TV. Obrigado SIC Notícias. Acho que nos podemos orgulhar pelo facto de um debate com seis candidatos ter corrido com a lisura e cordialidade que se podia esperar de sportinguistas. Se calhar um bocadinho até demais, mas nestas coisas antes a mais do que a menos. Demos um exemplo de que se pode discutir um assunto tão apaixonante como o Sporting de uma forma elevada e civilizada. Estamos todos de parabéns! Agora ao que interessa:
Godinho Lopes: Horrível! Se não é da continuidade é porque os anteriores presidentes eram incompetentes, mas não eram sinistros, nem tinham o ar de trafulha que este senhor emana. E o I-PAD? Sempre em contacto com quem? Cunha Vaz e Associados? Péssima aquela manobra a tentar menorizar o BC. Ficou-lhe mal. Com este senhor temos mais dívida e nenhuma ideia sobre o clube ou equipa de futebol. Levou com aquela "boca" do Martin O'Neil para não se ficar a rir. Será este o único caminho para a viabilização do Sporting? Diz que foi o responsável pela construção do estádio e da academia. Estará a falar de obras mal concebidas e que ainda andamos a pagar? A não ser que tenha andado a carregar tijolo e armar cimento, não percebo bem qual o seu mérito nesse assunto. A meu ver, para esquecer.
Pedro Baltazar: Eu não quero ser intriguista, mas este senhor tem de fornecer o contacto do seu dealer imediatamente. Eu nem queria acreditar! Pela leitura transversal do seu CV tinha curiosidade em saber o que tinha para propor para o futuro do clube. Em vez disso aparece um "tio" todo descabelado que parecia (juro!) que andava a tomar qualquer coisa. Ele parecia totalmente alheado de muitas das perguntas e sinceramente não inspirou coisa nenhuma. Confiança é que não foi de certeza! Acho que pela soberba não se preparou como deve ser, ou não levou a sério este desafio. Continuo a não acreditar que um empresário de sucesso possa ter uma prestação tão fraca.
Dias Ferreira: Até gostei da prestação deste senhor. Não fora o Futre e até o consideraria sério candidato. Mostrou ter ideias para a equipa de futebol e soube-se desmarcar da "continuidade" e de alguns ataques do Boal. É pena o Futre não lhe deixar espaço de manobra.
Bruno de Carvalho: Sem dúvida o que mais me impressionou. Articulado, calmo, com projecto(?), e sem rabos de palha. Tem ideias definidas para o que quer do clube e não me parece comprometido com nenhuma facção mais obscura do nosso Sporting. Para mim leva dianteira.
Não gostei foi daquela história dos timings. Têm todos imensas cartas na manga, mas só dizem quando quiserem. Vão dar sangue! Duas horas em frente à televisão mereciam mais que o Rykaard. Nem um único nome para alimentar o sonho. Nem um assim mais pequenino. Só gajos para ocupar lugares de gestão e decisão. E um jogardozito para alimenta uma ténue esperança? Não sejam maus com o pessoal. Imperdoável.
Para o fim deixo os dois candidatos de que mais gostei: Abrantes Mendes e Zeferino Boal.
Isto sim, são presidentes como deve ser. Mal prepardos, mas com um sportinguismo poético e irracional. Nem precisam de entrar em grandes detalhes. São quem são e isso basta. O Abrantes Mendes é aquele que tem uma ideia mais aproximada da minha do que é o Sporting. Quando falou das suas memórias de criança, lançou um foguete na minha consciência. Obrigado! Estou farto de passivos e VMOCS e o raio que os parta a todos. Quem ouvir estes gajos a falar pensa que administrar bem uma empresa ou clube é obra para génios de outra dimensão. Quero bola ao domingo à tarde e modalidades próximas geograficamente, antes ou depois do jogo. Tudo o resto são pormenores. Futebol competitivo e modalidades ganhadoras. Vá lá! Competição renhida, emoção à flor da pele, essas coisas giras pá! Sol nas ventas, cerveja fresca, óculos escuros e GOLOS!! O ZB também tem um toque de lírico. Admitam! Com aqueles olhos esbugalhados de mestre escola vive o Sporting como poucos. Lar de 3.ª idade? Cool! Vou já começar a poupar! E soube pôr os outros dois na ordem. Simpático.
Infelizmente a situação não é para lirismos e vou ter de escolher outros candidatos menos poéticos, com menos entusiasmo, mais calculistas.
A solução? Votar em listas diferentes para os orgãos. O presidente é uma coisa, mas os orgãos são outra. Vamos criar um sistema de "checks and balances" finalmente? Eu estou nessa. Vou dividir o mal pelas aldeias e assim procurar uma gestão mais equilibrada, porque mais fiscalizada e assistida. Começo a formar ideias sobre o futuro. Já vejo uma luz ao fundo do túnel.

"Although prepared for martyrdom, I preferred that it be postponed"
Winston Churchill

2 comentários:

  1. Belo resumo das ideias que partilhámos. Como é óbvio subscrevo por inteiro.
    Abrantes esse pirata zarolhp do nosso coração de sportinguismo de três da tarde aos domingos........

    ResponderEliminar
  2. Gostei do resumo, discordo apenas do teu entusiasmo. Eu por sinal, quando acabou o debate fiquei preocupado pela quantidade de candidatos. Sim quantidade já a qualidade fiocu ainda mais duvidosa.

    Ps1- Tenho o contacto do dealer do Bal.

    Ps2- Mr. FC ouve referencia a outro treinador, mas o proprio candidato desvalorizou o mesmo, como fez com o futsal. Entrou a mil pela narina e saiu a 2000 pela outra. ZICO

    ResponderEliminar